Translate

domingo, 16 de abril de 2017

Viva a tradição deliciosa da Páscoa

Mais importante celebração liturgia cristã, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus, três dias depois da sua crucificação, conforme relata o Novo Testamento.
A festa da Páscoa também é comemorada pelos judeus, com o nome de Pessach e, evidentemente, com outro significado: marca a libertação dos hebreus da escravidão do Egito.
A tradição do coelhos de Páscoa, por sua vez, foi trazida aos Estados Unidos por imigrantes alemães no início do século 18 – e, a partir de lá, se popularizou em todo o mundo.
O coelho simboliza o nascimento, simboliza a nova vida. O animal é notável por ser um grande reprodutor, gerando sempre grandes ninhadas.
Já o costume dos ovos de Páscoa começou com ovos de galinha pintados, em cores alegres, que eram feitos para serem dados como presente. Símbolo anterior ao cristianismo, o ovo também representa a fertilidade e o renascimento da vida. Daí para os ovos de chocolate, foi um doce pulo.
Nos Estados Unidos, é tradição o presidente realizar uma caça aos ovos nos jardins da Casa Branca, para a alegria de um grupo de crianças pequenas.
E por que o coelhinho é quem traz o ovo? Bom, a lenda diz que uma mulher pobre coloriu ovos de galinha e os escondeu para dá-los aos filhos como presente de Páscoa. Justamente quando as crianças acharam o mimo, um coelho passou correndo – ficou parecendo que era o bicho, portanto, quem tinha trazido.
A Páscoa é uma festa móvel, ou seja, sua data não é fixa. Neste ano de 2017, cai em 16 de abril. No ano que vem, será em 18 de abril. Em 2019, dia 21 de abril.
Isto acontece porque a definição da data, criada no Primeiro Concílio de Niceia, no ano 325, diz que a festa é comemorada no “primeiro domingo depois da lua cheia após o equinócio verbal”. Significa que a data vai sempre variar entre 22 de março e 25 de abril.
Com a prerrogativa de ser a festa mais importante do calendário cristão, é a Páscoa quem determina todas as demais datas das festas móveis cristãs.
Foto: Carlos Luz/Flickr - Fonte: Yahoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário